30 anos

De lutas, conquistas e vitórias

Um sindicato atuante, participativo nas mudanças no processo histórico e político do seu país. É isto que o Sindprev/DF fez desde o inicio de sua história  e continua fazendo até, hoje.

No ano de 1983 marcou o inicio da organização dos servidores pelos seus direitos. Nasciam as primeiras raízes do Sindprev/DF, surgiram das discussões sobre condições de trabalho, relacionamento com as chefias reivindicações que visavam melhorar a qualidade de vida  e de trabalho dos servidores federais na década de 80. As reuniões eram realizadas em baixo de uma Gameleira enorme no HUB e sempre coordenados pelos fundadores da ASHPREM (Associação dos servidores do Hospital Presidente Médici). Hoje, HUB (Hospital Universitário de Brasília). Já havia diversas paralisações curtas de 24 e 48 horas, que foram importantes para fortalecer a categoria.

Neste mesmo ano foi deflagrada a  primeira greve durou nove dias, apenas o HUB paralisou completamente. Houve adesão dos previdenciários de poucos estados, o movimento mais forte se dava entre Rio de Janeiro e São Paulo, pois a concentração era maior de servidores do País. Saímos vitoriosos, com a redução de 40 horas para 30 horas semanais, a extensão das 30 horas para os demais servidores veio só em 1984.  Ficava cada vez mais nítida a necessidade do servidor  de se unir em busca de seus direitos. Porém a constituição da época não permitia. A  Greve Nacional da Previdência, em 1984, trouxe às primeiras conquistas: gratificação de 20%, Gratificação previdenciária de 20% e redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. Na constituição de 1988 foi assegurado ao servidor o direito de livre associação sindical. No mesmo ano no dia 20 de outubro foi fundado o Sindprev/DF, que agregaria órgãos da Previdência Social: INPS, IAPAS, LBA, MPAS entre outros.

Não era regularizado, mas já funcionava como entidade representativa da classe, começando todo o processo de lutas, conquistas e vitórias da categoria e com o passar dos anos o fortalecimento do Sindicato com as sucessivas diretorias e a fundamental participação da categoria.

Em 1999 foi criado  o Coletivo de Mulheres. Nos anos seguintes o Sindprev/DF consolida e amplia sua atuação, promovendo congressos, convocando greves, enfim lutando pelos direitos da classe. Durante o governo de FHC o Sindprev/DF fez  vários protestos como Arroz, feijão e ovo com repercussão na imprensa local e nacional. Em 2001 a greve durou 110 dias.

Hoje, os tempos são outros, mas a direção do Sindprev/DF não perdeu a sua essência, a luta continua e vai continuar em outras dimensões. O Sindprev/DF exige de todos os governos comprometimento com a classe e estamos preparados para enfrentar novos cenários políticos e econômicos.